Utilização e validação de duas montagens de ensaios para a verificação da resistência à fadiga e à deformação permanente de misturas betuminosas que incorporem borracha proveniente da reciclagem de pneus.

Nome: Luís Francisco Amaral Silva
E-mail: luisf@ua.pt
Título do Projeto: Utilização e validação de duas montagens de ensaios para a verificação da resistência à fadiga e à deformação permanente de misturas betuminosas que incorporem borracha proveniente da reciclagem de pneus.
Âmbito: Negócio e Inovação
Breve Descrição: Pretende-se com este projecto o uso e a validação de duas montagens de ensaios para a avaliação da resistência: 1. à fadiga em situação de fragilidade induzida em viga para montagem do ensaio "four point bending test", com o objectivo de potenciar fendilhamento precoce e poder apreciar a resistência à progressão desse fendilhamento para diferentes materiais, validando a composição de misturas que tenham uma melhor resistência ao fenómeno, nomeadamente misturas betuminosas que incorporem granulado de borracha proveniente da reciclagem de pneus. 2. à progressão/reflexão de fenda vinda de mistura em laje subjacente, fazendo isso para diferentes materiais de constituição da laje sobrejacente com o objectivo de ver como se comporta a laje sobrejacente em montagem específica para o ensaio "Wheel Tracking" e assim poder validar a composição de misturas que tenham uma melhor resistência ao fenómeno, também aqui misturas betuminosas que incorporem granulado de borracha proveniente da reciclagem de pneus. A primeira montagem terá a designação de TENDFAT (TEcnico INDuced FATigue test) e a segunda montagem (deformação permanente) terá a designação de TENCRAPRO (TEcNico CRAck PROpagation test). Este protejo terá por base o trabalho desenvolvido no meu doutoramento onde se concluiu que as misturas betuminosas com alta percentagem de borracha adicionada por via seca apresentam um melhor desempenho estrutural que as misturas betuminosas sem borracha, com um efeito pronunciado na resistência à progressão de fendilhamento na própria mistura, o que traduz um comportamento que deve ser valorado quando se pretende reabilitar pavimentos com deterioração avançada provocada por aquele tipo de degradação. Uma vez que o meu trabalho de doutoramento foi orientado pelo Prof. Doutor Agostinho Benta, da Universidade de Aveiro, e pelo Professor Doutor Luís de Picado Santos, do Instituto superior Técnico da Universidade de Lisboa, fará todo sentido que estas duas instituições, representadas pelos referidos professores, sejam parceiras deste projecto.

Voltar

Forma baixo direita