FAQ Imagem

FAQ

1. O que é o Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu?

O Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu é uma iniciativa lançada pela Valorpneu em 2016 que pretende envolver parceiros e ir ao encontro de grandes “ideias verdes”, novos serviços, produtos ou tecnologias relacionados com os pneus usados ou com os materiais derivados da reciclagem de pneus.

2. Qual o âmbito do Prémio?

O Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu tem por âmbito projetos relacionados com a gestão sustentável de pneus usados que contribuam para o uso eficiente dos recursos no domínio dos pneus usados.

3. Como é que o Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu se distingue da sua versão anterior?

Ao longo das sete edições do Prémio Inovação Valorpneu verificou-se que o envolvimento de empresas e da comunidade é determinante para a concretização dos projetos candidatos. O Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu foi reformulado no sentido de mobilizar o interesse dos diferentes sectores e ajudar as ideias a transformarem-se em soluções a favor do Ambiente e da Economia.

As principais diferenças do Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu relativamente às edições anteriores são: o estímulo ao estabelecimento de parcerias com vista à concretização dos projetos candidatos, a reestruturação das categorias de projeto, o maior acompanhamento das candidaturas por parte da Valorpneu e a alteração do formato de atribuição de prémios.

4. Que entidades participam nesta iniciativa?

Os intervenientes no Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu são

i) A Valorpneu, ou a entidade por esta contratada, como promotora, organizadora e gestora da iniciativa;
ii) Os parceiros que aumentam o potencial de concretização dos projetos candidatos e que dão visibilidade à iniciativa agregando valor;
e iii) Os candidatos que são responsáveis pelos projetos candidatos e pela formalização das candidaturas.

Os candidatos e parceiros podem assumir simultaneamente os dois papéis desde o início da sua adesão ao Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu ou no desenrolar da iniciativa.

5. Quem pode ser candidato ao Prémio?

Ao Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu podem candidatar-se pessoas singulares, empresários em nome individual, empresas, institutos de investigação ou outras organizações.

6. As candidaturas podem ser da autoria de grupos?

As candidaturas dos projetos ao Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu podem ser realizadas tanto individualmente, como em grupo ou em parceria.

7. Projetos já iniciados e a decorrer podem ser alvo de candidatura?

Sim, são aceites projetos já iniciados e que estejam ainda a decorrer, bem como projetos apresentados em iniciativas anteriores para os quais se perspetivam novos desenvolvimentos.

8. Quem é que se pode constituir como parceiro na iniciativa?

Os parceiros do Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu poderão ser pessoas singulares, empresas, empresários em nome individual, universidades e outras instituições do sistema científico, instituições financeiras e organizações que intervenham na sociedade.

Os parceiros do Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu serão um canal facilitador de networking, aglutinador de esforços no sentido de encontrar soluções concretizáveis para o destino sustentável dos pneus usados, estimulando novas abordagens e novos negócios.

9. Como candidato, quais são as minhas obrigações durante a duração do Prémio?

As principais obrigações dos candidatos ao Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu são as seguintes:

i) Registo no portal dedicado ao Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu.
ii) Preenchimento e atualização da Ficha de Projeto no portal do Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu.
iii) Participação nas reuniões promovidas pela Valorpneu ou com a entidade por esta contratada para o efeito, sempre seja pertinente.
iv) Participação nas iniciativas a realizar no âmbito do Prémio.
v) Formalização da sua candidatura.

10. Como parceiro, quais são as minhas obrigações durante a duração do Prémio?

As principais obrigações dos parceiros do Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu são as seguintes:

i) Registo no portal dedicado ao Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu.
ii) Disponibilização do logótipo da sua organização e informação sucinta sobre a sua atividade para ser publicada nos suportes de comunicação da iniciativa, nomeadamente no portal do Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu.
iii) Participação nas iniciativas a realizar no âmbito do Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu.
iv) Divulgação da iniciativa através dos meus canais de comunicação.
v) Potencial apoio ou participação no(s) projeto(s) candidato(s).

11. O que são as categorias de projeto?

Ao Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu podem candidatar-se projetos incluídos em duas áreas de intervenção: Negócio & Inovação e Comunidade & Educação.

Na categoria Negócio & Inovação serão premiados projetos com caráter inovador na gestão e destino sustentáveis dos pneus usados, que apresentem um elevado potencial de desenvolvimento e concretização e que sejam promotores de empreendedorismo.

Na categoria Comunidade & Educação serão premiados projetos que tenham na sua génese a comunicação, sensibilização e formação com foco na gestão dos pneus usados e todos os que com base na reutilização de pneus usados adquiram um cariz social e/ou de envolvimento da comunidade.

12. Como se processa a participação no Prémio?

A candidatura ao Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu inicia-se com o registo no portal do Prémio e com o preenchimento da Ficha de Projeto, esta Ficha deve ser atualizada ao longo da iniciativa.

Ao longo do tempo de duração do Prémio, para além de desenvolver o seu projeto e candidatura, o candidato será envolvido em reuniões com a Valorpneu, bem como nas iniciativas por esta promovidas, nomeadamente em workshops e visitas técnicas. Também neste período o candidato poderá procurar parcerias que valorizem o projeto, podendo ser chamado para realizar, com aviso prévio da Valorpneu ou do júri do Prémio, uma apresentação sucinta do projeto.

13. Quais são os elementos obrigatórios da candidatura?

Os documentos obrigatórios para a formalização da candidatura dos projetos ao Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu são os seguintes:

i) Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão dos candidatos ou, no caso do candidato ser uma pessoa coletiva, Certidão Permanente atualizada ou documento que a substitua.
ii) Ficha final do Projeto.
iii) Relatório, escrito em português, com um máximo de 30 páginas A4, onde seja descrito o trabalho realizado e a sua potencial contribuição para a prossecução dos objetivos do Prémio. Neste relatório deve constar, entre outros, o impacte esperado do projeto e a sua capacidade de implementação.

14. Como devo entregar os elementos de candidatura?

Os documentos obrigatórios de candidatura devem ser digitalizados e enviados por correio eletrónico para o endereço valorpneu@valorpneu.pt ou, alternativamente, expedidos por correio até à data limite da entrega do projeto, para:

Valorpneu – Sociedade de Gestão de Pneus, Lda.
Avenida Torre de Belém, nº 29
1400-342 Lisboa
Portugal

15. Posso entregar outros elementos na minha candidatura, para além dos obrigatórios?

Os candidatos podem apresentar documentos técnicos auxiliares, caso considerem necessário. Estes documentos deverão ser anexados à candidatura em formato digital. Poderão ainda, como forma de valorizar a candidatura, apresentar provetes, maquetes, protótipos e outros produtos desenvolvidos no âmbito do projeto.

16. Qual o prazo de candidatura?

O registo dos candidatos e dos projetos candidatos ao Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu decorrerá entre 14 de dezembro de 2016 e 31 de janeiro de 2018, não obstante ser do interesse dos candidatos efetuarem o registo o mais cedo possível com vista a aproveitarem os benefícios das iniciativas promovidas pela Valorpneu, no período em que decorre o Prémio Inov.ação Valorpneu, de forma a valorizarem os seus projetos com as temáticas apresentadas e aproveitarem o networking de parceiros do Prémio.

As candidaturas dos projetos deverão ser entregues até ao dia 20 de abril de 2018.

17. O que é a pré-avaliação dos projetos?

A pré-avaliação dos projetos poderá existir se o júri assim o entender. Esta pré-avaliação dos projetos candidatos deverá aferir o seu nível de desenvolvimento, sendo facultado aconselhamento aos candidatos que contribuirá para a melhoria das candidaturas.

18. Quando será premiado o melhor projeto?

O prémio será entregue em cerimónia pública a decorrer no mês de junho de 2018.

19. Quais são os critérios de avaliação dos projetos?

Os critérios de avaliação dos projetos candidatos são o mérito, a originalidade/caráter inovador, a exequibilidade e adequação e a capacidade de apresentação da candidatura.

20. Qual o valor dos prémios a atribuir?

No Prémio INOV.AÇÃO Valorpneu haverá uma modalidade flexível de apoio a prestar, que pretende corresponder às diferentes especificidades dos projetos vencedores.

Os prémios serão atribuídos segundo as categorias de projeto, os valores designados a cada uma das categorias são:

i) Negócio & Inovação de 25.000 € (vinte cinco mil euros).
ii) Comunidade & Educação de 10.000 € (dez mil euros).

21. Como se processa a atribuição do prémio?

O valor do prémio servirá para apoiar a prossecução dos projetos vencedores e a sua eventual implementação e será entregue mediante a apresentação de despesas incorridas, por parte dos candidatos dos projetos vencedores, previamente acordadas com a Valorpneu.

São exemplos apoio:

i) apoio na sustentação científica do projeto;
ii) apoio na operacionalização de um negócio com base no projeto;
iii) apoio na comunicação/divulgação do projeto.