A Valorpneu, enquanto entidade gestora do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU), procura continuamente soluções inovadoras para o destino sustentável dos pneus usados. Para tal, promoveu o Prémio Inovação Valorpneu (Prémio Inov) ao longo de sete edições consecutivas, durante as quais verificou que o envolvimento de empresas e da comunidade é determinante para esta concretização dos projetos candidatos.
VENCEDORES
Cyril dos Santos, Pedro Carreira, Jorge Domingues
Designação do Projecto
Garrafeira Modular em Compósito de Pneu Reciclado (matriz termoplástica)
A garrafeira modular em pneu reciclado, consiste num sistema versátil de armazenamento de garrafas, produzido em pneu reciclado. Para o efeito, foi desenvolvido uma peça modular que em conjunto, possibilita a criação de garrafeiras com diferentes dimensões, ajustando-se a diversos conceitos e enquadrando-se nos mais variáveis ambientes. A sua forma elegante aliada à escolha do material, dá-lhe um carater diferenciador ao nível de textura, robustez e expressão visual. Para além das diversas texturas com diferentes tamanhos de grânulos de pneu reciclado, a garrafeira é também apresentada em diversas misturas com pneu reciclado (compósito termoplástico). Com o desenvolvimento de compósitos termoplásticos com pneu reciclado, nomeadamente com cortiça, criou-se um novo conceito, ao nível de Engenharia e Design.
MENÇÕES HONROSAS
Designação do Projecto
Aplicação de pneus inservíveis em cerâmica vermelha, tijolos.
Designação do Projecto
Fibras resultantes da reciclagem de pneus em matriz de gesso.
VENCEDORES
Paulo Campos
Designação do Projecto
Pino urbano modular
O conceito inicial deste projecto foi o de aliar a utilização da borracha reciclada a produtos para o espaço urbano, de forma a fazer uso das suas propriedades bem como de promover uma maior responsabilidade ambiental. Evoluiu para um projecto de um pino urbano modular, respondendo à necessidade de delimitação de espaços públicos e protecção de peões e veículos motorizados. A solução de conceber um módulo surgiu com o propósito de possibilitar uma aplicação consoante a necessidade, permitindo vários tamanhos, bem como de agilizar os processos de produção inerentes. Estes pinos podem ser instalados em parques municipais, passeios pedonais, parques de estacionamento e em qualquer lugar onde precise de ser implementada uma solução para a delimitação do espaço público.
MENÇÕES HONROSAS
Designação do Projecto
Ubber foot.
Designação do Projecto
Colunas tubulares mistas.
VENCEDORES
André Guilherme Santos, Marta Ferreira Cachaço
Designação do Projecto
Formulação de compósitos de borracha reciclada e espuma de poliuretano
A realização deste trabalho teve como objetivos principais o aproveitamento de borracha proveniente da reciclagem de pneus numa matriz de poliuretano. Essa aplicação permite desenvolver novos produtos que surgiram na sequência do interesse de potenciais clientes. Perante o atual cenário macroeconómico garante-se um potencial de negócios atrativo conferindo-lhe um conceito de negócios único a nível nacional.
Os produtos desenvolvidos foram:
› Tabuleiros flutuantes, capazes de suportar plantas que procederão ao tratamento de águas poluídas de lagos e lagoas;
› Shockpad, que consiste numa camada absorvedora de impacto utilizada em campos desportivos;
› Boias amortecedoras de compressões.
De forma a alcançar os objetivos propostos no projeto é necessário analisar os resultados obtidos tendo em conta as implicações da variação da percentagem de água, do tipo de óleo de silicone e do índice de isocianato nas propriedades físicas e na densidade. As propriedades analisadas foram a densidade aparente da espuma e as propriedades físicas da resistência à compressão e da dureza.
MENÇÕES HONROSAS
Designação do Projecto
EcoBrick.
VENCEDORES
Diogo André Gomes Pedro
Designação do Projecto
Argamassa com granulado de borracha
Nas últimas décadas tem-se constado uma alteração do estilo de vida do Homem, responsável por provocar um aumento do tipo e quantidade de resíduos. Atualmente, os resíduos são considerados um dos principais problemas a nível mundial. Neste sentido, têm sido realizados estudos sobre a incorporação de resíduos em elementos estruturais e não-estruturais, nomeadamente em argamassas. No entanto, ainda é praticamente desconhecida a influência da utilização de agregados de borracha provenientes da trituração de pneus sobre este material. Com este projeto, pretendeu-se analisar a capacidade que esta solução apresenta em aproveitar simultaneamente a resistência mecânica dos materiais cimentícios e a ductilidade das borrachas.
MENÇÕES HONROSAS
Designação do Projecto
SAFE-Concept Rail.
Designação do Projecto
Fachadas de pneu reciclado.
VENCEDORES
Filipe Valério Sequeira Valadares, Miguel Nuno Caneiras Bravo
Designação do Projecto
Betão com borracha proveniente de pneus usados
O provete com borracha proveniente de pneus usados pertence a uma investigação desenvolvida no Instituto Superior Técnico. Esta consistia na produção de betões com 5, 10 e 15% de substituição de agregados naturais por agregados de borracha de pneus usados de diferentes processos de transformação (trituração mecânica e processo criogénico). Esta substituição foi efetuada nos agregados finos, grossos e ambos. Nesta investigação, pretendeu-se avaliar o desempenho destes betões em termos mecânicos e de durabilidade. Para isso, foram realizados ensaios de resistência à compressão, resistência à tração, módulo de elasticidade, resistência ao desgaste por abrasão, retração, absorção de água por imersão, absorção de água por capilaridade.
MENÇÕES HONROSAS
Designação do Projecto
Do Pneu ao Refúgio.
Designação do Projecto
Célula de Bin.
VENCEDORES
Ana Arribas, Cátia Fernandes
Designação do Projecto
Labirinto de pneus
A ideia do labirinto nasceu na tentativa de resolver dois problemas são eles: a falta de interação entre faixas etárias nos parques municipais e o impacto ambiental causado pelos pneus em fim de vida. Com este projeto pretendemos reutilizar grandes quantidades de pneus e ao mesmo tempo sensibilizar para a necessidade de repensar o consumo. O labirinto de pneus poderá ser instalado em parques municipais, passeios marítimos, praias etc. Para além da mensagem ambiental – reutilização de cerca de 650 pneus, o labirinto é também um espaço lúdico destinado a público de todas as idades proporcionando a interação entre várias gerações.
VENCEDORES
Carlos Eduardo Costa Laginhas
Designação do Projecto
Produção de Carvões ativados a partir de borrachas de pneus usados
Os resíduos de pneus são um problema ambiental significativo que afeta a maioria dos países desenvolvidos, dado que os pneus usados levam cerca de 100 anos para se deteriorar completamente. Uma das possibilidades é a redução dos resíduos através da reutilização como precursores de outros processos, tais como a produção de materiais de carbono. Os materiais de carbono e, em particular os carvões ativados (CA), são hoje um dos materiais adsorventes mais relevantes na nossa sociedade, utilizados em diversas áreas da atividade humana. Os CA são utilizados numa grande variedade de aplicações, quer em fase líquida e gasosa, que incluem aplicações médicas, armazenamento de gás, remoção de poluentes, separações de gases, remoção de odores e catálise.
MENÇÕES HONROSAS
Designação do Projecto
Calçada à Portuguesa em Pneu.
Designação do Projecto
Chips de pneu.