Prémio Inov.Ação Valorpneu já tem vencedores

Prémio Inov.Ação Valorpneu já tem vencedores

25 Jun 2018

Falar do Prémio Inov.Ação Valorpneu é falar de um ano e meio dedicado a uma iniciativa que pretende ser a linha de partida para que projetos saiam do papel e se tornem realidade.

Falar do dia 21 de junho de 2018 é falar do dia em que alguns desses projetos ficaram mais perto de atingir esse objetivo. A cerimónia de apresentação e entrega dos Prémios teve lugar na Central Tejo pertencente ao MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa.

A sessão foi aberta por Hélder Pedro, gerente da Valorpneu, que fez um balanço de todo este processo e de como o Prémio se enquadra no trabalho desenvolvido pela Valorpneu. Seguiu-se uma mesa redonda, guiada por André Veríssimo, Diretor do Jornal de Negócios, onde participaram como oradores Climénia Silva (Diretora-Geral da Valorpneu), Daniel Bessa (economista e elemento do júri do Prémio), Francisco Nunes Correia (Ex-ministro do Ambiente e membro do júri do Prémio) e Alberto Teixeira (Diretor Nacional da ANJE). Foram abordados vários tópicos como o papel das empresas na dinamização de projetos relacionados com a economia circular, o incentivo à criação de projetos inovadores neste contexto e o envolvimento dos jovens empresários na temática da economia circular.

A cerimónia prosseguiu com o momento mais esperado da tarde: a entrega dos Prémios aos vencedores. O júri não teve uma tarefa fácil e isso foi realçado por Marta Lima Basto, Subdiretora-Geral da Direção-Geral das Atividades Económicas e membro do júri, que apresentou os projetos distinguidos na categoria de Negócio & Inovação. A qualidade dos projetos foi tão elevada que o júri decidiu atribuir o Prémio a dois projetos: PAVNEXT e RObUST. Foi ainda distinguido o projeto Hendrix Chair da Flowco com uma menção honrosa.

Na categoria de ‘Comunidade & Educação’, Aline Guerreiro (Criadora e Coordenadora do Portal da Construção Sustentável e membro do júri) realçou o papel que o aproveitamento de resíduos pode ter em projetos de cariz social e destinados à comunidade. À semelhança do que aconteceu na categoria de 'Negócio & Inovação’, também aqui o Júri decidiu premiar dois projetos: Jardim d´Areias e (Re)Animar Pneus, As Emoções na Aprendizagem. O projeto SimTyre recebeu também uma menção honrosa nesta categoria.

Depois deste momento, Mercês Ferreira, da Agência Portuguesa do Ambiente, fez uma breve exposição sobre o estado da gestão de resíduos em Portugal e a importância de iniciativas deste género que devem ser promovidas por empresas e entidades gestoras em Portugal.

No final, todos os candidatos finalistas do Prémio Inov.Ação Valorpneu reuniram-se no palco juntamente com os elementos do Júri para a ‘fotografia de Família’, que ficará guardada para a posterioridade.

Falar do Prémio Inov.Ação Valorpneu é falar de empenho, dedicação, concretização e sucesso.

Ideias, projetos, ação!

Voltar

Forma baixo direita