Jardim d’Areias dinamiza atividades de sensibilização e educação ambiental

Jardim d’Areias dinamiza atividades de sensibilização e educação ambiental

4 Fev 2020

O Jardim d’Areias, projeto que pretende promover a Educação Ambiental através de atividades lúdicas e pedagógicas utilizando resíduos como matéria-prima, foi um dos projetos vencedores na categoria Comunidade & Educação e tem vindo a apresentar diversos desenvolvimentos desde então.

Em fevereiro de 2019, o Jardim d’Areias deu início a atividades no Complexo Social Nossa Senhora da Paz, no Porto, que contemplaram uma horta pedagógica e eco arte pneu, sendo que também foi analisada a possibilidade de realizar um parque infantil com pneus. A partir de março de 2019, tiveram início os eco-ateliers, atividades em escolas, centro de educação ambiental e ainda participação em eventos.

Também no mês de Março, para comemorar o Dia do Pai, o Jardim d’Areias esteve na Escola Básica da Quinta de São Gens (Senhora da Hora/Matosinhos), com a presença de 60 crianças acompanhadas por familiares. Foram dinamizadas atividades lúdicas e pedagógicas com o objetivo de promover a educação ambiental, diminuindo o desperdício através da reutilização de materiais. Entre outras, as atividades consistiram em: jogo de movimento (separar resíduos e colocar no eco ponto - pneus, com os pés do filho e pai unidos) e construção de instrumentos musicais (com resíduos, incluindo o granulado de pneu) que posteriormente, foram utilizados num momento de eco música: música "Pai és o meu Herói“.

Em maio comemoraram o Dia da Mãe com a Associação de Pais da Escola Básica Quinta de São Gens, onde dinamizaram várias atividades como a reciclagem e reutilização de materiais, pintura ecológica, dança circular (à volta de pneus), entre outras. Em junho, participaram no Festival TNT (Todos Nós Transformamos), que é um momento de celebração do Movimento Transformers (movimento nacional de voluntariado que tem como missão aumentar o envolvimento das pessoas nas suas comunidades através dos seus talentos). O Jardim d’Areias viajou com o Sr. Pneu, a mascote do projeto, até Santo Tirso onde dinamizaram atividades (história e músicas) que transmitiram a mensagem de proteção do planeta junto de crianças do ensino pré-escolar.

Para celebrar o dia do Ambiente, o Jardim d’Areias preparou um livro intitulado “10 passos para um mundo melhor” que foi distribuído a crianças para marcar o final do ano letivo 2018/2019. Em outubro, o Jardim d’Areias fez parte da eco-mostra, no Dia das Bandeiras Verdes da Eco-Escolas, onde realizou um eco-atelier com a presença do Sr. Pneu. O evento decorreu no Pavilhão Multiusos de Guimarães e contou com a presença de cerca de 5.000 crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país.

A Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos 2019 (16 a 24 de novembro) serviu de mote para a realização de várias atividades de sensibilização para a responsabilidade ambiental junto de público infanto-juvenil em diversos espaços como o Parque Ecológico Monte de São Brás, o Complexo Social Nossa Senhora da Paz, o Colégio Madre Isabel Larranaga e a Fnac do MarShopping. O Sr. Pneu também esteve presente nestes dias, que tiveram como ingredientes a reutilização de materiais, o diálogo, a música e várias histórias.

No dia 13 de dezembro teve lugar a apresentação do livro ‘A viagem do Senhor Pneu’ no CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos. O livro é ‘uma história que apela à sensibilidade das crianças para a preservação do meio ambiente, apostando na enorme capacidade destas para influenciar os comportamentos de todos quantos as rodeiam’.

A atividade do Jardim d’Areias pode ser acompanhada no site do projeto e nas redes sociais.

Voltar

Forma baixo direita