Pavnext está mais perto de chegar às ruas

Pavnext está mais perto de chegar às ruas

4 Fev 2020

Pavnext é um projeto que consiste num equipamento de aplicação no pavimento rodoviário que, através de uma superfície em borracha de pneu reciclado que interage com os pneus dos veículos, permite extrair energia mecânica destes reduzindo de forma direta a sua velocidade, sem induzir impacto aos veículos ou desconforto aos seus ocupantes, ao contrário das atuais lombas redutores de velocidade. Com a utilização deste sistema, é possível reduzir a velocidade de circulação automóvel de forma mais segura e sem depender da ação dos condutores, promovendo a segurança rodoviária.

Em 2019 foram realizados testes dos protótipos do equipamento do Pavnext em ambiente relevante e controlado (estrada privada e com todo o tipo de veículos), com vista a obter a validação completa do sistema, nomeadamente no que se refere ao comportamento mecânico, geração de energia, resistência, atrito, ruído, escoamento de água e impacto nos veículos.

As combinações que foram testadas incluíram concentrações que variaram de 60% a 90% de granulado de borracha. Dos resultados obtidos verificou-se que a melhor combinação integra cerca de 75-80% de granulado de borracha. Assim, antes de avançar para o teste em ambiente real, a Pavnext decidiu produzir um novo protótipo que integra todas as melhorias realizadas, cuja produção está em curso.

Neste momento, a patente internacional da Pavnext já deu entrada em 19 países, 12 na região da Europa, e 7 fora da Europa (USA, Canadá, Austrália, China, India, Rússia, Turquia).

Visite a página da Pavnext e fique a conhecer melhor este projeto.

Voltar

Forma baixo direita