Projeto RObUST apresenta primeiros resultados

Projeto RObUST apresenta primeiros resultados

4 Fev 2020

O RObUST, um dos projetos vencedores na categoria Negócio & Inovação do Prémio Inov.Ação, tem vindo a desenvolver várias atividades laboratoriais, que já permitiram obter alguns resultados interessantes. Entre as atividades desenvolvidas encontra-se o processamento de borracha por pirólise e a aplicação de carbonizados e carvões ativados obtidos na remoção de metais pesados e/ou considerados matérias-primas críticas, a partir de águas residuais sintéticas.

As atividades e resultados obtidos foram já objeto de disseminação, tendo sido apresentados em formato poster na conferência internacional WASTES 2019 - Solutions, Treatments and Opportunities, que se realizou na Costa da Caparica, entre 4 a 6 de setembro de 2019. Recentemente, foi também publicado o artigo intitulado “Char from spent tire rubber: a potential adsorbent of remazol yellow dye” na revista C – Journal of Carbon Research, no número especial "Carbon Materials for Water Treatment". Sendo esta uma revista open source, o artigo está disponível para o público em geral aqui.

Também no âmbito deste projeto está a ser desenvolvida uma tese de mestrado em Engenharia Química e Bioquímica, na FCT-UNL, do aluno Daniel Dores (a decorrer até março de 2020), intitulada “Aplicação de materiais adsorventes derivados de borracha de pneus usados na recuperação de chumbo e tungsténio a partir de efluentes líquidos”.

O RObUST esteve ainda na base de uma candidatura a uma bolsa de doutoramento atualmente financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A investigação na base de atribuição desta bolsa teve início em janeiro de 2020 e financiará uma tese de doutoramento em Química Sustentável, na FCT-UNL, do aluno de doutoramento Miguel Nogueira.

No âmbito restrito do Prémio Inov.Ação os trabalhos no projeto RObUST irão decorrer até ao final do mês de fevereiro, altura em que será lançado o seu relatório.

Voltar

Forma baixo direita