BCSD TORNA-SE PARCEIRO NO PRÉMIO INOV.AÇÃO

BCSD TORNA-SE PARCEIRO NO PRÉMIO INOV.AÇÃO

6 Fev 2017

O BCSD, Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, que agrega e representa empresas que se comprometem ativamente com a sustentabilidade. Através da conceção de projetos interempresas que estimulam o desenvolvimento sustentável, o BCSD pretende ser um motor de novos modelos de negócio, competitivos, inovadores, responsáveis, sustentáveis e inclusivos.

Com cerca de 80 membros, entre os quais se encontram as maiores empresas nacionais, o BCSD tem ampla representação setorial e integra a maioria das empresas do índice bolsista PSI20. O volume de vendas dos associados não financeiros do BCSD representam 38% do PIB nacional, valor que se traduz em mais de 65 mil milhões de euros de volume de negócios e um VAB entre 6 a 8% do PIB. As empresas do BCSD dão emprego direto a mais de 270.000 colaboradores.

Sendo a gestão de recursos uma das áreas de foco da economia circular em matéria de política pública europeia, e uma vez que a percentagem de resíduos valorizados em Portugal é inferior à média europeia, é prioritário que os resíduos passem a ser considerados como recursos. Neste sentido, para levar este tema às empresas suas associadas, o BCSD criou um grupo de trabalho dedicado a estes temas. Este grupo de trabalho tem promovido a gestão eficiente de recursos, mais especificamente dos resíduos, com vista à valorização e (re)incorporação na economia. É também intenção deste grupo de trabalho a potenciação de sinergias entre os associados do BCSD na área dos resíduos e subprodutos numa primeira fase, para posteriormente alargar o projeto à comunidade empresarial portuguesa em geral.

Assim, dado o interesse do BCSD na promoção da gestão eficiente de recursos, a associação ao Prémio INOV.AÇÃO surgiu como uma oportunidade de capitalizar o seu esforço nesta área. A divulgação da iniciativa junto dos associados do BCSD espera-se que tenha sucesso e que promova parcerias junto destes.

http://www.bcsdportugal.org/

Voltar

Forma baixo direita