Conheça os projetos vencedores do Prémio Inov.Ação Valorpneu

Conheça os projetos vencedores do Prémio Inov.Ação Valorpneu

26 Jun 2018

A presente edição do Prémio Inov.Ação Valorpneu conheceu no passado dia 21 de junho os vencedores, numa cerimónia que decorreu na Central Tejo, do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa.

Na categoria de Negócio & Inovação foram vencedores os projetos PAVNEXT e RObUST. O projeto PAVNEXT propõe a produção de um equipamento de aplicação no pavimento rodoviário que, através de uma superfície em borracha de pneu reciclado que interage com os pneus dos veículos, permite extrair energia mecânica aos mesmos, reduzindo de forma direta a sua velocidade, sem induzir impacto aos veículos ou desconforto aos seus ocupantes, ao contrário das atuais lombas redutoras de velocidade, permitindo assim reduzir a velocidade de circulação automóvel de forma mais segura e sem depender da ação dos condutores, promovendo a segurança rodoviária. A energia mecânica extraída aos automóveis é depois convertida em energia elétrica pelo próprio equipamento, através de uma tecnologia inovadora desenvolvida para o efeito. Por cada metro quadrado de equipamentos aplicados no pavimento, será utilizada uma quantidade de borracha de pneu equivalente a 30 pneus. O projeto RObUST: projeto de investigação pretende valorizar a borracha de pneus usados através de processo térmico e químico, designado pirólise, originando três produtos intermédios - gases, carbonizados e óleos de pirólise. Os gases de pirólise serão estudados como fonte potencial de calor para o aquecimento do reator de pirólise. O carbonizado constituirá o produto intermédio de maior valor, sendo posteriormente convertido em “Materiais de Carbono Nanoporosos” (carvões ativados). A eficiência destes materiais nanoporosos será testada no tratamento de gases, no tratamento de águas residuais e na conversão catalítica de compostos químicos de interesse industrial. Do óleo de pirólise serão extraídos compostos com valor para a indústria química de tintas, solventes, combustíveis, lubrificantes, borrachas, nomeadamente o limoneno e os compostos BTEX.

Na categoria de Negócio & Inovação foi ainda distinguido com Menção Honrosa, o projeto Hendrix Chair. A Hendrix Chair é um produto da autoria da Flowco e pretende ser o primeiro puff urbano verdadeiramente flexível e fabricado com materiais reciclados de última geração, sendo o granulado de borracha de pneus usados utilizado na constituição do compósito que materializa o produto final, dotando-o de resistência e flexibilidade. Com design premiado noutras iniciativas, o mercado alvo são as autarquias, tendo como possíveis mercados de expansão a hotelaria e o consumo privado de luxo.

Quanto à categoria de Comunidade & Educação foram vencedores os projetos Jardim d’Areias e (Re) Animar Pneus, As Emoções na Aprendizagem. O projeto Jardim d’Areias é de cariz educativo e é vocacionado para a Educação Global e para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Pretende promover a Educação Ambiental através de atividades lúdicas e pedagógicas utilizando resíduos como matéria-prima, em espaços públicos e privados, com crianças, jovens e adultos. As atividades incluem a (Re)utilização do pneu em diversas dinâmicas e ateliers (artes, música, movimento, natureza); a decoração do espaço interior e exterior de forma a valorizar este resíduo. Nas Sessões de formação e sensibilização o Projeto faz a abordagem à temática “Educação Ambiental – Reciclagem e (Re)utilização do Pneu”. O projeto (Re) Animar Pneus, As Emoções na Aprendizagem pretende criar um parque de parkour numa escola do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva. O parkour apresenta-se como uma nova e diferente forma de promoção de comportamentos saudáveis, desafiando a forma como as crianças e adolescentes se veem a eles próprios e oferece novas oportunidades para a auto-observação e consequentemente para a construção e reformulação da identidade da saúde. Estas novas formas de se autoanalisar a si próprios também permite novas oportunidades para a inclusão social.

O Júri decidiu também na categoria Comunidade & Educação atribuir uma Menção Honrosa ao Projeto SimTyre. Este projeto propõe a criação de um videojogo no qual o utilizador toma controle sobre uma empresa de gestão de pneus usados. Neste jogo é abordada a recolha dos resíduos, o transporte e a transformação de modo a promover uma economia verde e rentável. O utilizador tem oportunidade de tomar as decisões necessárias para ser um empresário responsável e de sucesso. O crescente envolvimento das crianças e jovens com o mundo digital e, particularmente, com a utilização dos jogos digitais, facilitará a divulgação do projeto e a promoção dos valores a que se propõe, sensibilizando de forma lúdica para a problemática do uso eficiente dos pneus usados.

Brevemente a Valorpneu irá iniciar os contactos com os vencedores no sentido de direcionar o seu apoio às necessidades de financiamento dos vários projetos.

Fique atento aos desenvolvimentos destes projetos no Portal do Prémio Inov.Ação Valorpneu!

Voltar

Forma baixo direita