Prémio INOV.AÇÃO - Projetos saem do papel e passam à Ação

Prémio INOV.AÇÃO - Projetos saem do papel e passam à Ação

10 Jan 2017

O Prémio INOV, lançado pela Valorpneu em 2009, vai inovar e passar à ação! Após sete edições consecutivas e a atribuição de 18 prémios a trabalhos nas áreas de Engenharia, Design e Arquitetura para a promoção de um correto encaminhamento dos pneus em fim de vida, a Valorpneu verificou que o envolvimento de empresas e a definição de um modelo de negócio é determinante para a prossecução dos objetivos dos projetos candidatos a este Prémio. Por esta razão, e para mobilizar o interesse dos diferentes setores, a Valorpneu decidiu reformular esta iniciativa e criar o Prémio INOV.AÇÃO.

O lançamento do prémio teve lugar no passado dia 14 de dezembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e prevê-se que os projetos candidatos sejam apresentados até abril de 2018, estando a entrega do galardão prevista para junho de 2018.

As categorias de projeto no âmbito das quais os candidatos podem desenvolver trabalho são duas: “Negócios e Inovação” e “Comunidade e Educação”.

Na primeira categoria, o objetivo principal é premiar, no âmbito da gestão e destino sustentáveis de pneus usados, projetos de investigação e ideias de negócio, como por exemplo, soluções para novas aplicações de pneus usados ou dos materiais derivados da reciclagem de pneus, novos conceitos de ‘design’ e arquitetura que envolvam a utilização dos pneus usados e dos produtos da sua reciclagem e valorização, entre outros. Na categoria “Comunidade e Educação”, o intuito é premiar projetos com foco na gestão e na reutilização de pneus usados nas áreas de comunicação, sensibilização e formação e no envolvimento social e/ou da comunidade. Poderão constituir-se como projetos nesta categoria novas abordagens à divulgação da atividade de gestão ou utilização de pneus usados ou novas abordagens de intervenção junto da comunidade no âmbito desta temática.

Para aumentar o potencial de concretização dos projetos candidatos, o Prémio INOV.AÇÃO promoverá parcerias com vista ao enriquecimento dos projetos. Entre os parceiros poderão estar empresas ligadas ao SGPU direta ou indiretamente, associações de setores ligadas à atividade da Valorpneu, Municípios, Universidades e outras instituições e empresas.

Os candidatos são os responsáveis pelos projetos e pela formalização das candidaturas. Os candidatos e parceiros podem assumir simultaneamente os dois papéis desde o início da sua adesão ao Prémio INOV.AÇÃO ou no desenrolar da iniciativa.

Cabe à Valorpneu, como interveniente fundamental, a disponibilização do portal do Prémio INOV.AÇÃO, a divulgação de informação resumida sobre os parceiros e a sua atividade, a promoção da adesão de parceiros e candidatos, a organização de iniciativas a realizar no âmbito do Prémio, a designação do júri e o acompanhamento dos projetos vencedores.

Os prémios a atribuir têm como objetivo tornar os projetos realidade e serão adequados às necessidades de desenvolvimento dos projetos vencedores. O valor dos prémios é de 25 000 euros e de 10 000 euros para as categorias de “Negócios e Inovação” e “Comunidade e Educação”, respetivamente.

Voltar

Forma baixo direita