Primeiro workshop do Prémio Inov.Ação

Primeiro workshop do Prémio Inov.Ação

3 Mai 2017

No âmbito do Prémio Inov.Ação Valorpneu, realizou-se no Hotel Olissippo Oriente, em Lisboa, o primeiro de vários workshops previstos para potenciar esta iniciativa. Dedicado ao tema “Novos Desafios no Destino Sustentável de Pneus em Fim de Vida”, esta sessão foi um profícuo espaço de debate e reflexão entre os principais atores da reciclagem e recauchutagem de pneus, investigadores e indústrias e algumas entidades responsáveis pela promoção e desenvolvimento de políticas económicas e ambientais no quadro da economia circular.

A sessão teve início com a intervenção de Hélder Pedro, gerente da Valorpneu, e de Artur Lami, diretor-geral da Direção-Geral das Atividades Económicas, que destacaram a importância da atividade da Valorpneu como entidade gestora de pneus em fim de vida e o seu papel fundamental no uso eficiente dos recursos e na sua reinserção na economia.

Seguiu-se um dos pontos altos da sessão com a assinatura de um protocolo entre a Valorpneu e a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE), reforçando a importância do Prémio Inov.Ação para a economia e também para a sustentabilidade ambiental.

No primeiro painel, “O que é um Pneu”, moderado por Climénia Silva, diretora geral da Valorpneu, Jorge Vieira, da Comissão Especializada de Produtores de Pneus da ACAP, fez uma breve explicação do que é um pneu, as suas funções básicas, as ligações dos fabricantes aos recicladores de pneus no âmbito da responsabilidade alargada do produtor, um dos pilares da gestão de resíduos, evidenciando uma das grandes preocupações dos fabricantes nos dias de hoje, que passa pela politica dos 4 R's (Reduzir, Reutilizar, Reparar e Reciclar), que deverá estar implícita no trabalho dos fabricantes e numa economia que se pretende circular.

O painel dedicado à “Investigação na área dos pneus em fim de vida”, moderado por Ana Lopes, da 3 Drivers, foi composto pelos professores universitários Artur Mateus (Instituto Politécnico de Leiria), Carlos Batista (Instituto Politécnico da Guarda), João Bordado (Instituto Superior Técnico de Lisboa), João Nabais (Universidade de Évora) e Nuno Lapa (Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa) que falaram sobre as suas experiências no desenvolvimento de projetos na área de reutilização de pneus reciclados, alguns dos quais candidatos aos Prémio Inov.Ação Valorpneu.

“Dinâmica e tendências da indústria de reciclagem e recauchutagem” foi o tema do terceiro painel, moderado por Sofia Arnaud, da Cunha Vaz & Associados, tendo como convidados três recicladores, António Pedreiro (Recipneu), José Carvalho (Biosafe) e Pedro Barros (Biogoma) e um recauchutador, José Gomes (ANIRP). Nesta sessão os representantes da indústria recicladora debateram as potencialidades e ameaças do granulado de pneu reciclado em novos produtos, as técnicas utilizadas e as várias aplicações deste recurso em novos produtos. Por fim, José Gomes, representante dos industriais de recauchutagem, apresentou os principais desafios para esta indústria em Portugal nos próximos anos.

Moderado por Diogo Amaral, da KPMG, integrados no painel “Perspetivas do setor industrial“ seguiram-se os testemunhos de Pedro Madaleno (Pneugreen II), Pedro Marques (EcoSolutions) e Neusa Guerreiro (APIB) que falaram numa perspetiva da indústria e sobre a sua experiência em trabalhar materiais com granulado de borracha incorporado. Foi destacada a EcoKalçada, um projeto que teve origem num trabalho merecedor de uma Menção Honrosa no Prémio INOV, em 2009, e posteriormente comercializado, após alguns ensaios e melhoramentos, pela empresa EcoSolutions.

O último painel (“Experiência das edições anteriores no Prémio INOV“) teve como convidados alguns dos vencedores do Prémio Inovação, na sua anterior versão, que relembraram os seus projetos, e expuseram as principais dificuldades na sua materialização e a sua experiência na investigação nesta área.

Para finalizar o workshop, a consultora Ana Lopes, da 3 Drivers explicou os novos desenvolvimentos e dinâmicas deste Prémio.

A Valorpneu espera que esta primeira sessão de trabalho no âmbito do Prémio Inov.Ação Valorpneu tenha sido um ponto de partida para novas ideias ou uma forma de potenciar a qualidade das que já existem, havendo espaço para que seja fomentado o networking com os diferentes interlocutores.

Voltar

Forma baixo direita