(Re)Animar Pneus, as emoções na aprendizagem...

Nome: Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva
E-mail: avfcps@gmail.com
Título do Projeto: (Re)Animar Pneus, as emoções na aprendizagem...
Âmbito: Comunidade e Educação
Breve Descrição: O projeto “(Re)Animar pneus, as emoções na aprendizagem…” pretende utilizar a reutilização dos pneus com uma finalidade pedagógica, desenvolvendo Ambientes Educativos Inovadores e criando espaços diferenciados e inclusivos de aprendizagem. No âmbito deste projecto, serão construídos espaços de interior e exterior para a prática lectiva e extracurricular. Nos corredores e demais espaços das diferentes escolas do agrupamento serão construídos “Learning Street’s”, espaços com configurações e reconfigurações ajustáveis às diferentes metodologias de sala de aula. Os espaços serão divididos em zonas destinadas à leitura e pesquisa, comunicação/apresentação, criação, partilha, desenvolvimento e interacção. O trabalho a desenvolver será baseado na utilização de novas metodologias de aprendizagem, nomeadamente Project-Based e Inquiry-Based Learning. Nos jardins das diferentes escolas serão construídos Espaços Sensoriais para trabalho com crianças com necessidade educativas especiais, baseando a construção das diferentes sensações/emoções na reutilização de pneus. Nestes mesmos espaços, que se pretendem de todos, serão criadas áreas de leitura autónoma, “Learning Garden”. Essas zonas pedagógicas, a utilizar nas diferentes áreas disciplinares, serão construídas com base em pneus e estruturas metálicas construídas com material reciclagem e plástico. A disciplina de matemática é uma área de melhoria do agrupamento. Assim, utilizaremos os dados disponíveis de recolha e reutilização de pneus para estudar o tem “Estatística”, utilizando de igual forma os pneus como instrumentos didácticos, construindo Pictogramas (de larga escala), em jeito de instalação artística para sensibilizar para a importância da política dos 3R’s e articular com as diferentes áreas do saber, nomeadamente as expressões artísticas, construído, deste forma, recursos pedagógicos, ferramentas de exploração da cidadania e obras de arte. O agrupamento oferece “Parkour” como actividade extracurricular , sem que no entanto tenha algum espaço minimamente adequado à sua prática. Assim, pretende-se, no âmbito deste projecto, construir com base em reutilização de pneus, uma pista de parkour no interior do espaço escolar. Esta pista permitirá aos alunos constatarem que o ciclo de vida de um pneu é maior que o seu ciclo de utilização em viaturas, por outro lado permitirá explorar todas as competências ligadas ao conhecimento do corpo, lidar com a diferença, estimular a auto-estima e a autonomia e desenvolver a motricidade fina, enfim promover hábitos de vida saudável.

Voltar

Forma baixo direita