RE_VER_SE

Nome: Ready Mind - Associação sem fins lucrativos para a Reutilização de Resíduos por meio da Arte e do Design
E-mail: info@readymind.eu
Título do Projeto: RE_VER_SE
Âmbito: Comunidade e Educação
Breve Descrição: O projeto RE_VER_SE estando atualmente a decorrer a sua segunda edição no município de Vila do Conde, pretende ser um fator de coesão de diferentes áreas artísticas e do design que, explorando o limite da coabitabilidade entre o velho/usado e o novo, cruza o domínio da redução, recuperação, reutilização e reciclagem de resíduos. Nesse sentido e no âmbito das metas locais do Plano de Ação do Plano Estratégico dos Resíduos Sólidos Urbanos - PAPERSU, nomeadamente no que respeita à prevenção da produção e perigosidade dos resíduos, promove novas abordagens criativas, abrindo a porta a novas leituras dos resíduos e aproximando a possibilidade de os reinserir, ou prolongar a sua existência, como objetos úteis dando especial ênfase à divulgação da aplicação dos conceitos associados à economia circular. A implementação deste projeto apresenta-se atualmente em formato de concurso aos alunos dos estabelecimentos de ensino EB 2,3 e Secundários do Concelho de Vila do Conde. A designação do projeto consiste num elemento verbal que acolhe diferentes leituras: - REVER-SE EM VILA DO CONDE – como palavra que define o sentido de exemplo a seguir e reconhecimento do trabalho desenvolvido no Concelho, de identificação; - REVER – no sentido de tornar a ver, o desafio de observar os resíduos sob outra perspetiva; - RE – de redução, reaproveitamento, reutilização e reciclagem; - VER – da visão criativa e inovadora, da compreensão de uma nova oportunidade, da necessidade de mostrar a diferença e a vontade de mudar, abrir novos horizontes e fazer chegar às pessoas um exemplo a seguir; - SE – como alternativa e como elemento de reciprocidade e interrogação do qual depende a participação de todos para o sucesso do projeto; - REVERSE – a leitura em inglês define inverso, inverter um processo, reviravolta. Esta candidatura visa integrar o “pneu” como base de trabalho associando desde início e como ponto de partida o seu formato à economia circular. Partindo daí para a construção efetiva de “cultura ambiental” materializada em equipamento nas escolas pensado pelos seus utilizadores.

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